Close

Por que este site?

Porque durante anos sonhei com um espaço que chamarei de “Atelier CC”, onde todas as minhas atividades se condensassem, como um press-book ao mesmo tempo profissional e pessoal, uma vez que desde o início, dois estão totalmente entrelaçados.

Porque também queria prestar homenagem a todas as pessoas e lugares com quem colaborei.

Porque enfim, não poderia imaginar viver sem a presença essencial de todas essas coisas que nunca deixam de me alimentar: arte, estética, cultura, leitura, música, dança, viagens, exotismo, curiosidade, abertura, descoberta do outro, vida no exterior, etc … que eu queria compartilhar aqui.

Então aí está, depois de vários anos de tentativas, não sem dúvidas, armadilhas ou procrastinação, está feito, meu site finalmente está aqui!

UM MUITO OBRIGADO a todos os artistas, colaboradores, instituições, lugares, parceiros, familiares e amigos que tenho encontrado com prazer nos seis países onde tenho gostado de viver e trabalhar tanto e a todos os outros que não pude citar aqui mas que, espero, se reconheçam.

Nascida em 27 de outubro de 1970 em Paris, de nacionalidade francesa, graduada em Inglês, Japonês (Maîtrise, LCAO Jussieu Paris 7) e História da Arte (Maîtrise, Sorbonne Paris 1), deixei a França em 1996 para ir viver e trabalhar no Japão. Sempre busquei aprender línguas estrangeiras, como Khmer, Coreano e Português ao longo da minha experiência de expatriação que nutriu metade da minha vida.

Há mais de 25 anos, como curador independente, tenho organizado inúmeras exposições de artistas, fotógrafos e pintores nos diferentes países onde vivi, na França, no Japão, no Camboja, na Coreia do Sul. Norte, na Suíça e em Moçambique , colaborando com galerias (Java Creative Café, Maputo a Pé, Machamba Criativa), museus (Museu Guimet, Museu Elysée), centros culturais (Instituto Francês em Tóquio, Kyoto e Fukuoka, Centro Culturel Franco-Mozambicain, Fundação Fernando Leite Couto, 16 Neto) e festivais (Angkor Photo Festival, Rangoon Photo Festival, Automne de la Culture du Japon à Genève, Kyotographie, Maputo Fast Forward, Nuku Photo Festival Gana, World Press Photo). Também fui membro da Fundação Gilles Caron de 2009 a 2015.

Paralelamente, entre 1998 e 2008, como jornalista cultural free-lance, trabalhei para vários títulos na imprensa escrita francesa e estrangeira (France Japon Eco, Les Voix, Jipango, Kateigaho International Edition, Cambodge Soir, AFP, Guide Louis Vuitton, etc…), mas também para outras mídias como fixador (Radio France Culture, Télévision France 5) e eu ensinei mídia e jornalismo no Centro Cultural Francês em Tóquio.

Também participei na coordenação de eventos culturais (World Cup Japão – Coreia do Sul em 2002 para a Cité des Congrès em Nantes), fui membro do conselho de administração da Escola Francesa de Maputo – Lycée Gustave Eiffel, envolvida na comunicação , marketing, logística e coordenador do Comitê de Eventos entre 2014 e 2019.